A história do ensino superior no Brasil. Três pontos importantes em sua construção.

    Na história do ensino superior no Brasil, pode - se constatar aspectos importantes e de grande contribuição para a formação de nosso sistema de ensino atual. Destaco em minha sinopse três pontos.
1º A transferência da família real portuguesa para o Brasil em 1808 traz uma necessidade de se modificar o ensino superior. Foram implantados cursos e academias com a função de criar burocratas. D. João VI criou um núcleo de ensino superior modelo, este que deu inicio às estruturas de hoje. Mesmo com a criação desses novos cursos não foram criadas universidades, tudo acabou sendo organizando em institutos ou faculdades. Com isso o Brasil ficou atrás em relação à América espanhola que na época de nossa independência já possuía 27 universidades.
2º No período de 1891 a 1910 houve no Brasil uma expansão no número de universidades públicas e privadas que provocou mudanças qualitativas na educação.
3º Com a tomada do poder pelos militares em 1964, foram estabelecidos vários acordos educacionais entre o Brasil e os Estados Unidos. O governo militar realizou uma reforma complexa no ensino superior, procurava reduzir os custos e transformar a universidades em empresas. A universidade durante o período militar se tornou mais burocrática, acentuando a exclusão social e privilegiando a burguesia.     

Nenhum comentário: