O Populismo e o trabalhismo. O que são?

    Estudos recentes propõe analisar historicamente o conceito de trabalhismo, com vista a refutar o termo populismo, que transmite a idéia de uma classe trabalhadora "passiva" e sem consciência, sempre destinada a ser "manipulada" por políticos demagogos. Para Angela de Castro, o trabalhismo pode ser definido como "uma categoria, passando a se referir a um certo conjunto de idéias e práticas politicas, partidarias e sindicais, o que poderia ser identificado para além de seu contexto de origem histórica: O estado novo. " (Gomes, 2001, p.55).

    Trabalhismo é uma forma de fazer política que coloca o trabalho e o trabalhador em primeiro lugar. Procura fazer leis que organizem as formas de trabalho e favoreçam o trabalhador. É a denominação dada ao movimento do operariado para defesa dos seus interesses políticos e econômicos.

    O trabalhismo prega o primado do trabalho sobre o capital. O que isso quer dizer? Que o real valor é da força do homem, do seu trabalho, de sua capacidade física e intelectual.

    A construção da identidade do trabalhador brasileiro, por primeiro, marca o atraso, pela desvalorização que a escravidão deixou no trabalho. Deste fato surge a necessidade de redefini-lo tanto como fator de grandeza como de felicidade para o homem, riqueza e progresso para a sociedade. Devido ao desencanto com a República, os trabalhadores são olhados como desgraçados passando a serem reprimidos ostensivamente. No Estado pós 30, há um controle do mercado de trabalho, assim um conjunto de leis, não tão eficazes até 40. Com Vargas há uma união entre povo e Estado, o Ministério do Trabalho nacionaliza a mão-de-obra, controla a orientação da migração interna, fazendo medidas na área da previdência, da medicina social, alimentação, habitação, educação, cultura e recreação.

    Populismo é utilizado para designar um conjunto de movimentos políticos que  propoem colocar, no centro de toda ação política, o povo enquanto massa em oposição aos mecanismos de representação próprios da democracia representativa.

    A política populista caracteriza-se menos por um conteúdo determinado do que por um "modo" de exercício do poder, através de uma combinação de plebeísmo, autoritarismo e dominação carismática. Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático, supostamente sem a intermediação de partidos ou corporações.. Isso implica num sistema de políticas ou métodos para o aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo, além da classe média urbana, como forma de angariar votos e prestígio através da simpatia daquelas. Esse pode ser considerado o mecanismo mais representativo desse modo de governar.

    O populismo é uma expressão política que encontra representantes tanto na Esquerda quanto na Direita. No entanto, os regimes populistas freqüentemente dedicaram-se à repressão policial dos movimentos de Esquerda e sempre realizaram sua ação reformista dentro de um quadro puramente capitalista.



Nenhum comentário: