Algo tem incomodado os que realmente se preocupam com a melhor, e para muitos a única forma de mudar o futuro: a educação. Muitas vezes o insucesso desta área é jogado como uma ‘batata quente’ a toda hierarquia do setor. Este texto não tem como objetivo culpar ou não qualquer envolvido, o que vem acontecendo com certa freqüência. A edição nº 236, da revista Nova Escola, trouxe um artigo de Luis Carlos de Menezes. Nesta oportunidade o autor destaca a importância do professor reconhecer as experiências vividas pelos seus alunos. Menezes afirma que quem acredita que basta ter a intenção de ensinar não se constrange em culpar o aluno que não conseguiu aprender. É importante também valorizar o que o aluno já sabe, baseando-se nisso para novos aprendizados. É triste perceber que certos companheiros de trabalho estejam perdendo o controle. Usar termos de baixo escalão, em referencia aos alunos, não ajuda na melhoria da educação. Reconhecemos as dificuldades que temos passado nos últimos tempos. Somos surpreendidos de diversas maneiras, mas nada justifica perdermos o controle. A realidade é bruta, e quando resolvemos lutar pela educação sabíamos disso. Tenhamos consciência! Reciclar é importante, independente de quanto tempo estamos trabalhando nesta área. Lembremo-nos que a mediocridade não combina com profissionais da educação.
Carlos Henrique Araújo, sociólogo, afirma que é preciso entender que não haverá soluções simples para a falta de qualidade elementar da educação brasileira. Os problemas devem ser enfrentados com objetividade e na labuta cotidiana, com ciência e técnica. Devemos, antes de aumentar o desperdício de recursos, é ensinar as crianças a ler, a escrever e a contar, coisa que não deveria parecer de outro mundo, mas que no País é de outro mundo. Para Anastácio myconios, Paulo Marques e Kelen Chacon vale ressaltar que a Educação é a conseqüência de um modelo social, modelo este que engendra a produção material, a produção imaterial, a produção simbólica, o tempo social, o espírito de uma cultura. Tem a ver com questões práticas, questões de ordem pragmática e, categoricamente, diz respeito a escolhas sociais, escolhas que estão para aquém e além do simplesmente subjetivo, trata de formar uma consciência social e aprofundá-la para uma grande parte dos indivíduos, como sujeitos sociais.
Depois de tantos problemas envolvidos no processo de desenvolvimento de conhecimento vale a pergunta: Qual será a melhor solução para a Educação?
Por: Jhonatan Rocha
Jhonatan Rocha:
SANTOS, Jhonatan Antônio Rocha dos. Analisando a educação por outro anglo. Barbacena: http://rafael-zoihn.blogspot.com/. Publicado em 09/11/2010
[1] http://crticasocial.blogspot.com/2007/09/o-colapso-da-educao-atual.html ; http://www.artigonal.com/educacao-artigos/coisa-de-outro-mundo-ou-o-colapso-da-educacao-3325012.html ; Revista Nova Escola Ano XXV, Nº 236, outubro 2010. Acessado em 07/11/2010
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